Pular para o conteúdo principal

Aniversário no Parque. Dia Inesquecível

Meu filho mais novo completou quatro anos em agosto.

Nesta mesma época o ano passado tínhamos acabado de nos mudar de Oslo( Capital) para Kristiansand, uma cidade ao sul da Noruega. Dá pra imaginar né? Noruega, povo nórdico e brasileiro chegando na área? Sim, leva um tempinho para consolidarmos amizades.

O jeito então foi comemorar via Skype com os priminhos no Brasil com um delicioso bolo de chocolate com recheio de Daim (chocolate mega bom com caramelos) e brigadeiros, muitos brigadeiros para a família.

Mas, este ano na Suíça foi bem diferente!!

Chegamos aqui em fevereiro e fomos muito bem recebidos! Conhecemos pessoas maravilhosas e mães, muitas mães àvidas pelas mesmas respostas às perguntas do dia-a-dia materno.

Desta forma, resolvi aproveitar a idéia de outras pessoas lindas e o tempo bom e ensolarado do agosto  europeu para comemorar o aniversário em um parque a céu aberto.

O resultado? Muita alegria e beleza no contato direto com a natureza!! E de graça!


Vamos ao passo-a-passo para uma festa no parque:

1- A escolha do local

Alguns fatores se não forem bem planejados podem acabar com a alegria e o encanto da festa, então, prestem atenção se há estacionamento para os convidados e se o banheiro tem fácil acesso.




2- O Tema da Festa

Felizmente Jobim escolheu o tema Pirata, pois é muito comum aqui na Europa e a garotada adora!!

3- Bebidas

Muita água, suco e chá gelado para a criançada e para as mães. Sempre opto por etiquetar copos e/ou garrafinhas. Além de prático para as mães e crianças encontrarem a qualquer instante, ainda é a favor do meio ambiente, produzindo menos lixo.




4- Comidinhas práticas e saborosas

Tudo deve ser simples para que não sejam necessários talheres. Como já postei anteriormente, existem ótimas opções para comer com as mãos. Cup cakes são ótimos também, pois não necessitam nem mesmo de pratinhos. Menos lixo por favor!

Se estiver calor abuse das frutas da época! Além de compor uma mesa elegante fazem muito bem à saúde de todos e a criançada adora!



5- Mimo para as mamães e para as crianças

A garotada se diverte com o saquinhos surpresa, mas e as mamães e amigas? Estas tamém merecem um tratamento especial mesmo o aniversário sendo infantil.
No meu caso, fiz alguns pop cakes de nozes e cada uma recebeu uma tacinha personalizada de pró-seco no início para um brinde.




6- Caça ao Tesouro

Em casa, sem que Tom e Jobim percebessem, fiz um mapa utilizando papel manteiga em rolo. Pesquisei os detalhes do parque no "Google Earth" e fiz o trajeto de acordo com a realidade do local. Comprei um baú de madeira e o pintamos de dourado. Este mesmo baú sumiu "misteriosamente" no dia da festa... Comprei algumas moedas de chocolate e o preenchi.
Depois, foi só alegria brincar com a fantasia destas crianças lindas na busca do tesouro do pirata. Muito legal!!


7- Brinquedos e Brincadeiras

O parquinho é um grande aliado, mas é necessário pensar em muitas coisas para agradar a maioria das crianças. Pensando nisso levei duas bolas grandes, cada um recebeu um potinho personalizado de bolinha de sabão e fizemos juntos a "Caça ao Tesouro".

8- Envolvimento

Dias antes da festa comecei a gerar mensagens via E-mail e Facebook para os convidados, mas não como a mãe e sim como se fosse uma personagem. Veja um exemplo:

O Correio eletrônico

Olá meninas!

Nosso pequeno pirata Jobim, encontrou o mapa do tesouro: o SOL!!

Então, queremos convidar seus amiguinhos e amiguinhas para celebrar seus 4 aninhos em uma ensolarada tarde de sol no parquinho.

Podemos contar com sua ajuda para encontrar este tesouro?

Ficaremos muito felizes com sua presença!!

Local: Ancien Stand de Blonay
Endereço: Chemin de L'Ancien-Stand, 1807 Blonay
Horário: À partir das 16h

Aguardamos sua resposta, Obrigado!! 


Pirata da Perna de Pau

P.S. A previsão meteorológica indica sol, com temperatura média de 24 graus.
O local é um parquinho a céu aberto, e faremos um aniversário estilo pic nic. Caso o previsão mude para tempo chuvoso, teremos que adiar para outro dia.




Na véspera da Festa, mais um correio eletrônico:



Bom dia marujos e marujas do navio pirata,

Quem escreve é o Capitão do Mar Jobim, o temível pirata de Montreux.

Estou escrevendo para confirmar nossa missão de amanhã! Partiremos à caça ao tesouro às 16 horas, no local combinado!!

Peço aos marujos que vistam roupas bem confortáveis e se preparem para uma tarde com muitas brincadeiras, digo, descobertas. Se por acaso tiver roupinha de pirata em casa, junte-se à mim!!

Nossa missão contará com a presença da maioria, com o desfalque apenas do marujo Guilherme que está em missão no Brasil e do marujo David, que se atrasará, devido à outra missão em La Tour.

Ah! Não poderia esquecer da grande missão da Co-Capitã mamãe, que será a de reservar uma mesa para os comes e bebes da tropa. Caso ela falhe, sentaremos todos no gramado, portanto, peço aos companheiros (as) que levem suas esteiras caso isso seja necessário.

Até amanhã turminha!! Com muito carinho, alegria e entusiasmo,
Capitão Jobim



Bom, verifiquei na previsão do tempo o melhor dia para a festa e o resultado foi maravilhoso. Todos se divertiram bastante e claro, ficará na memória de muitos por muito tempo.

Comentários

  1. Fico muito feliz em saber que a maternidade é uma grande realização para você. É contagiante.Cada detalhe do dia a dia me deixa encantada, simples detalhes fazem toda a diferença. Papai do céu acertou em cheio escolhendo você como mamãe destes meninos.

    ResponderExcluir
  2. Ju, realmente, é preciso muita imaginação e disposição!! e isso, voce tem de sobra! obrigada por compartilhar conosco esses sentimentos lindos; com certeza são uma inspiração para todas as mães! Parabéns e bençãos, sempre!
    bjao

    ResponderExcluir
  3. Queridas Syl e Re, eles nos contagiam com a alegria estampada naqueles rostinhos que achamos os mais lindos do mundo!! Obrigada por fazerem parte desta história conosco! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Ju, lembrei que vc acordou o Bao com um bolo no aniver dele e descreveu a carinha na hora... com o Lucas, como foi? Esse momento da carinha é fantástico! bjs!!

    ResponderExcluir
  5. Mari, estes momentos são muito mágicos mesmo e o melhor de tudo é poder ver as carinhas de satisfação deles. Obrigada pela lembrança!! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Festa deliciosa e inesquecivel para todos nos, principalmente para o Pirata Lucas que pode confirmar que e uma crianca muito amada e querida! Bjs. Ju

    ResponderExcluir
  7. Festa deliciosa e inesquecivel! Bjs. Ju

    ResponderExcluir
  8. Esse aniversário foi lindo e muito alegre!!! Com certeza ficará marcado para sempre!!! Obrigada Ju, desde que nos conhecemos se tornou uma grande amiga!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!

Postagens mais visitadas deste blog

Filho é filho! Já dizia a sábia raposa...

Não foi à toa que voltei a escrever e antes de voltar no tempo e tentar resgatar as memórias destes quase quatro anos de pausa, vou compartilhando as novidades “fresquinhas”.  Dias atrás, “Tom”, 10a, chegou em casa com um livro da escola. Aliás, coisa que adoro por estas bandas dos alpes gelados é que a leitura diária é levada muito a sério. E eles tem que ler em voz alta para alguém, que neste caso, sou euzinha. Cada um na sua vez, diariamente e eu virei uma “ouvidora” de histórias. Então, “taveu” fazendo catando algum chinelo, lápis, coco da cachorra algo que não me lembro bem agora e lá vem Tom, pra fazer a leitura deste livro:    O livro era daqueles antigões, com a capa dura e um cheirinho peculiar de naftalina (Oi?). Mas era da biblioteca da escola e estava bem conservado e encapadinho. Ainda perguntei a ele: “ Quem escolheu este livro filho? ” e ele… “ eu mãe, achei a capa bonitinha” .  O livro não tinha propriamente uma capa com apelo interessante para a le

Série co-autores, conte sua história no blog! Hoje, a conquista do parto natural e quem nos conta é a Karime.

Hoje a série co-autores do Contos , renasce, literalmente.  Além de trazer um lindo relato de parto, dia 20 de janeiro de 2013 , é o dia em que a personagem principal desta história real, a Lara, completa 1 aninho.   P a r a b é n s L a r a !!  Voilà, o conto: Bom dia Mamães! Hoje, dia 20, minha filhota completa 1 ano :) E para comemorar e começar o dia com toda boa energia e em alto astral compartilho com vocês como foi o parto dela... FOI ASSIM:  Pessoas queridas do meu coração, estou aqui, menos de dois anos depois do relato do nascimento do Luca para escrever sobre o parto da Lara! Uma experiência tão marcante e intensa que é preciso respirar fundo várias vezes para tentar traduzir tamanha emoção em palavras... Como sabem, sonhava vivenciar o parto natural e por se tratar de uma tentativa depois de uma recente cesariana tudo já era naturalmente diferente... opiniões daqui, estatísticas dali, pesquisas de lá, ‘achismos’ acolá ... e o meu desejo acima de tudo! Sorte, mu

Aniversário Solidário

"Você é a mudança que deseja ver no mundo"  Mahatma Gandhi  EMPATIA Segundo a definição que encontramos aqui ,   Empatia   significa a   capacidade psicológica  para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em   tentar compreender sentimentos e emoções , procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.  A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. Assim surgiu a ideia de este ano, pela segunda vez nestes meus ... vinte e poucos quarenta e dois  anos, reunir várias amigas (mais de quarenta) que também moram aqui na Suíça para uma confraternização do meu aniversário (3 /3 anota ai), no Dia Internacional da Mulhe