segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Francês Leônico

Se você está em uma fase de aprendizado de uma nova língua e quiser fazer um teste simples e imediato do nível de conversação em que se encontra, experimente seguir o passo-a-passo abaixo:

1- Leve seu (sua) filho (a) até a escola pessoalmente;

2- Deixe-o (a) brincar e correr pelo pátio livremente;

3- Observe a interação de seu (sua) filho (a) com os colegas da escola, mas fique bem atenta!!

4- Se chegou até esta fase, muito bem, ainda não sabemos seu nível de conversação, mas podemos sentir que é uma mãe zelosa;

5- Caso esteja correndo tudo bem, você pode chegar e ser gentil com os coleguinhas, dizendo "Oi" (em outra língua, claro!), perguntando como estão...

6- Mas caso perceba que seu (sua) filho(a) pode estar sendo alvo de qualquer tipo de abuso ou discriminação, aí pode ter certeza que rapidamente conhecerá seu nível de conversação, pelo menos foi assim comigo.

Estava observando meu filho brincar com os coleguinhas quando percebi que alguns chegavam até ele e simulavam uma briga. Tudo bem que isso é algo normal entre meninos, mas quando você percebe que são vários contra um, não adianta, seu lado Pandora Leoa surge e fica quase impossível contê-la.

Fui a passos largos até meu filho e de repente estava dizendo fluentemente em Francês para seus coleguinhas que aquilo estava errado e não era legal brincar daquela forma com ele. Disse que estava triste e que eram pra parar com aquilo. Pronto falei!!

Cinco segundos de silêncio... e a minha impressão era de que o mundo tinha parado pra me olhar.

Me senti a Pandora "nua" em um pátio de colégio, mas o desfecho foi bom! Os coleguinhas e meu filho passaram a brincar civilizadamente e percebi até mais respeito por ele após este episódio.

E o Francês Leônico... funcionou, "brigada, de nada"!


1 comentários:

  1. nossa Ju! Voce poderia criar esse novo metodo de curso de frances né? Rápido e funciona!!! Parabens

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!