quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Licença Maternidade para Adoção

Li este artigo na Revista Crescer e resolvi compartilhar com vocês:

Licença Maternidade para Adoção Tardia

Acredito ser pouco tempo, mas uma medida extremamente importante para a geração do vínculo afetivo com o/a ou os/as novos(as) filhos(as).

Vejam o que aconteceu comigo em Oslo, na Noruega:

Quando entramos no processo de adoção de nossos dois futuros (agora atuais) filhos, contratamos um advogado para nos representar enquanto toda a burocracia corria, pois eu e meu marido trabalhávamos na Noruega.

Mas quando percebemos que algo no Brasil estava seguindo um caminho indesejado, e que os irmãos poderiam ser separados, resolvemos ir até lá para lutarmos de perto por eles. Então, fui até a escola onde eu trabalhava e com o coração nas mãos informei que me ausentaria por um tempo e claro, pensei que meu contrato seria rescindido no mesmo momento... Mas o desfecho foi bem diferente!!

Minha surpresa, foi notar a comoção dos meus superiores ao me oferecer uma Licença de Compaixão, Você já ouviu falar nisso?

A Licença de Compaixão é uma licença remunerada concedida ao funcionário no caso da perda de um ente querido e geralmente dura no prazo máximo de cinco dias. Porém, no meu caso, ela me foi concedida por tempo indeterminado, até que eu conseguisse adotar as crianças.

Claro que com toda a burocracia eu e meu marido ficamos apenas um mês e meio no Brasil e logo voltamos a Oslo (sem nossos filhos), pois o processo ainda corria no Fórum. A adoção veio a acontecer quatro meses depois, e eu abri mão da licença, pois queria dedicar todo meu tempo aos meus príncipes...

Mas sei que nem todas as mamães podem fazer o mesmo, então, nada melhor que um Projeto de Lei como este, que pode ajudar muito na relação afetivo-familiar no início, que é um momento muito delicado, principalmente ao se tratar de uma adoção tardia.

Estarei aqui torcendo para que a Lei possa vigorar!!

Bisous, Pandora Antenada

3 comentários:

  1. Eu tambem vou torcer para a aprovacao da lei!

    ResponderExcluir
  2. Eh esse foi um dos muitos episodios especiais que nos trouxeram o Gabriel e o Lucas! Que bom que as coisas (coincidencias, pessoas certas na hora certa) sempre vao para o lado certo quando o proposito esta no nosso coracao.
    Beijo amor.
    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. @Gustavo Zenaide
    Foi e ainda vemos muitas destas "coisas" meio mágicas que acontecem no nosso dia-a-dia... Obrigada por estar ao meu lado sempre!! Love u, Ju

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!