Minha primeira impressão de Chi Zui Chan (perto da Mongólia), foi até que boa, mas a poluição ainda me chocava muito. Um outro fator importantíssimo: Lá não há turismo, portanto, não há turistas e isso mudava completamente minha autonomia de ir e vir para fazer alguns passeios, enfim, impossível.
Mas impossível, por quê?
- Muitos naquela região nunca VIRAM uma pessoa de outra raça. Pasmem, mas ouvi isso de muitos chineses por lá.
- As placas, os sentidos, os códigos são muito diferentes dos nossos. E cá pra nós, os ideogramas chineses são lindos, mas muito difíceis de entender, né?
- Tudo é tão controlado por lá que até as reportagens na televisão são manipuladas e muitas (ou a maioria) nem chega até lá.
- Ainda vou me lembrar, mas agora me concentrei em outra coisa. Só um minuto...
Mas a empresa onde o marido trabalhava era muito responsável com tudo e isso inclui o cuidado com a família, o que é louvável. Desde que chegamos tanto na Noruega, quanto na China, tivemos total apoio, e na China, isto foi fundamental.
Minha "escolta" era composta por duas pessoas maravilhosas. A Vitória e o motorista, mas o nome dele, infelizmente eu me esqueci, então eu vou carinhosamente chamá-lo por Sr. José, ok? Os dois são nativos e o nome dela foi escolhido como um "apelido", já que seu verdadeiro nome é difícil para pronunciar.
Estas duas pessoas muito especiais me levavam pra fazer compras no supermercado, lojas, conhecer lugares diferentes, como por exemplo um templo budista, casa de chás e etc.
Que tal fazer um pequeno tour comigo? Vamos?
Que tal...
- Uma caminhada básica pela MARAVILHOSA Muralha da China. Eu fui!!!!
Ahhh, elas são tão fofas... |
- Templo Budista no meio do nada... bem perto do Deserto de Gobbi. Muita areia, muito incenso e muito silêncio.
- Rua Vinte e Cinco de Março? São Paulo? Parece, mas não é. Isso é China, em Chi Zui Chan.
Olha eu ali, tentando entender a cena... |
Marmitas em Chi Zui Chan, literalmente "quentinhas" |
Ai, ai...Os dias em Chi Zui Chan nos renderam eternas lembranças. Comemos muito fondue chinês com direito a coisinhas estranhas, vivemos momentos de celebridades nas ruas (muito flash, comentários e risadinhas), enfim, foi muito bom! Mas a maior das lembranças e a que mais gosto foi a hospitalidade dos chineses. Eles são pessoas muito sofridas, carentes e curiosas. Claro que nenhuma generalização seria correta, mas me senti ao lado de pessoas do bem.
...Relembrar tudo isso é muito bom, pois acreditem, não tivemos tempo de contar muitas destas histórias às nossas famílias e amigos, pois logo depois, Gabriel e Lucas estavam chegando para somar muito em nossas vidas e somaram também nestas horas de blá blá blá... difícil jogar conversa fora com crianças ao lado, heim? O tempo passou e só agora desenterro estas lembranças. Adorei!! Quero mais!!
E a foto abaixo foi tirada em uma casa em Beijing, usada como homestay nas últimas olimpíadas. Lá, como em alguns lugares no Brasil, eles fazem um passeio guiado pela favela e nós fomos, claro! Lá, além dos chás maravilhosos que tomamos em cada visita, ainda trouxemos conosco duas escritas ideográficas feitas na hora por um nativo. Hoje, enquadramos e fazem parte da decoração da casa.
"selo" de uma Olympic Homestay em Beijing |
E só pra relembrar o primeiro post sobre a viagem à China, antes de partimos desta mega aventura decidimos voltar ao hotel e passar os dois últimos dias aproveitando aquela cidade gigantesca e deliciosa que é Beijing. E qual foi a minha maior alegria?
Essa:
Dar de cara com um banheiro digno de uma pessoa que ainda vive no seu mundinho ocidental e precisa sentar pra fazer xixi...
O hall de entrada do hotel em Beijing |
Gente, a China é linda! Fomos nos principais pontos turísticos de Beijing, vimos espetinhos de escorpião, barata e cobra, o marido comeu carne de jumento, eu comi um pato (pato quá quá) maravilhoso: O famoso "Pequim Duck" e confesso que foi o melhor da minha vida.
Mas também tivemos a oportunidade de conhecer de perto um pedaço cruel da história da humanidade e isto com certeza gera muitas inquietações, gera reflexão acima de tudo.
E você, já fez uma viagem ou esteve em algum lugar que lhe gerou alguma inquietação ou algum sentimento diferente? Compartilhe sua experiência também... ;-)
Templo dentro da "Cidade Proibida" em Beijing |
Oi Ju que diferente, ne? Fico com a parte da Muralha e dos passeios, comer comidinhas estranhas nao da nao! rsrsrsrsr. Recentemente estive num lugar que me gerou inquietacao, como vc descreveu... Pompeia, incrivel ver o que sobrou de uma tragedia ha mais de 2.000 anos. Indescritivel a sensacao de estar la e saber que em segundos toda uma cidade foi destuida sem que seu povo esperasse.
ResponderExcluirEu nunca fui para fora do Brasil, viajei um pouco no Brasil desde que comecei a trabalha, mas ainda não tive tempo ($) para ir para fora! Mas, toda viagem é uma descoberta mesmo, um encantamento, um descobrir de novos horizontes... impossivel não se inquietar!
ResponderExcluirJuliana, sucesso para vc. Muito bom seu Blog! bjs.
ResponderExcluir