Pular para o conteúdo principal

Notícias bombásticas!!! Nosso filho está lendo!!!

Sabe aquela fase linda que de repente as crianças despertam o interesse pela leitura? Ahhhhh, eu como professora sempre babei nos alunos, mas agora como mãe....ahhhh, gente mais linda, nunca pensei que seria um prazer "felomenal"!!!

Mas tenho que dizer, o mérito é todo dele e da escola. A mãe aqui, nos bastidores, só incentivou, mas deixei por conta deles. Assim o fiz, primeiro por ser uma alfabetização em francês e pelo Método Fônico, o que dificulta ainda mais as minhas intervenções e segundo, pra não criar nenhuma pressão e respeitar o ritmo dele...

Tudo aconteceu por causa da então, apaixonante amiguinha Sianna. Ela, já com seis anos e meio, já faz suas tentativas de leitura e Gabriel um dia, chegou em casa encantado com tamanha sabedoria da amiga:

_Mamãe, hoje a Sianna leu, sabia? Ela leu muito bem e a professora falou "Bravo" pra ela. Eu quero muito aprender a ler, você me ajuda? Disse Tom, meu lindo.

_Filho, que legal!! Você também vai ler como ela, é só esperar um pouquinho e prestar bastante atenção na professora. Ela é quem vai te ensinar a ler em francês, mas a mamãe pode ajudar em casa, o que acha? Disse eu, a mamãe babona.

Continuei contando histórias em casa (eles amam!!!), mas comecei também a introduzir atividades e jogos de associação, letras, e muitos, muitos papeis e lápis em um acesso fácil, para que eles possam expressar suas ideias através dos desenhos. Fora que aqui em casa a gente curte muito um livro e eles têm este exemplo diariamente.

Ah!! Comecei a colocar na mesa do café da manhã, as embalagens daquilo que geralmente comemos e bebemos. Tudo o que dá acesso a leitura, nesta fase, é importante estar ao alcance da criança. E imagina qual o lugar da casa onde temos muito rótulo? Aqui, além da cozinha, é o banheiro. Tom está parecendo um farejador de letras, ele as busca o tempo todo e foi assim que descobri que ele estava realmente lendo... no rótulo do soro fisiológico.

Ele, escovando os dentes, avista o rótulo escrito: "SOLUÇÃO FISIOLOGICA", escrito em português, pois este veio do Brasil. De repente ele começa assim:

_ S sssss O ooooo SO, L lllll U uuuu SOLU (o Lu com som quase  lhu, devido ao francês) e hammm, este aqui eu não consigo... (ele não conseguiu ler o Ção).

Ahhhh e de repente ele começou a ler todas as sílabas simples, fazendo biquinho e tudo mais!!!

E eu, o pai, o irmão e toda a torcida do Flamengo amamos muito esta conquista do nosso guerreiro , que com cinco anos e dez meses começou a ler, na Suíça e em francês.

Guarde esta data filhão: Março de 2012, você descobriu o mundo encantado da leitura, do saber!!!
Parabéns, por mais esta conquista que nos enche de orgulho!!! Bravo!!!!

Bisous, da Pandora que já sabe ler as palavras e agora, aprende a ler o livro da Maternidade, que é o Best Seller mais encantador de todos os tempos!!!


Comentários

  1. Que delícia Ju! Me emocionei no decorrer da história... Parabéns ao Gabriel e pra você também.
    Beijos
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. oi "Pandora"!!!
    adorei sua visita lá no blog viu... e volta lá que já fiz um post sobre livrinhos alemães... dê muitos palpites, vou adorar...
    Agora menina imagino que vou ficar "boba" igual a você quando ver a Valentina lendo... esses dias ela escreveu a letra "V" e falou que era de Valentina, quase infartei!!! rsrsr
    Parabéns pelo filhote, uma graça...
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Uaú, lendo seu texto a gente tem a impressão que vc está no céu das mães!!! rsrs É humanamente impossível não ficar feliz com você!!! Parabéns!!!

    Ah, minha mãe não lembra a primeira palavra que falei, mas lembra a primeira palavra que li, pelo visto vcs estão no mesmo time, o das mães que valorizam totalmente a leitura!!! Isso é lindo \o/

    ResponderExcluir
  4. Ju,
    Que felicidade sem tamanho.... Imagino a maravilha que é ver o filho escrevendo, lendo! Uma sensação muito diferente, né? Uma coisa é ser professora e acompanhar as conquistas dos alunos. Outra é você ver seu filho... Outro dia também fiquei feliz da vida com o Felipe escrevendo o próprio nome.
    Um marco para eles e para nós também...
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que demais hein Ju?
    Esses meninos ainda vão te surpreender muito. Seguuuuura coração!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que demais, Juliana! É mesmo muito emocionante ver uma criança desvendando as letras e descobrindo todo um mundo novo, me lembro bem quando minha sobrinha aprendeu a ler. Acho que é uma emoção igual a vê-los andar pela primeira vez... não vejo a hora de ver a minha pequena descobrindo as letras! Beijão e parabéns para o Gabriel!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pro Gabriel!!
    Lembro quando comecei a ler,
    é uma felicidade muito grande!
    Parabéns e parabéns de novo pro Gabriel!!! Ele merece!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Coisa linda, meu Deus!!! Eu sou professora (não estou, mas sou!) e sempre fico pensando em como reagirei quando tiver meus filhos e eles forem para a escola...

    Mas sabe o que eu mais amei neste post? O Gabriel te contando da coleguinha da escola e dizendo: "Ela leu muito bem e a professora falou 'Bravo' pra ela."
    Eu me vi em sala de aula e dizendo aos meus alunos: "Muuuuuuito bem, parabéns, querido! Vc foi ótimo!"
    Dá pra ver bem a diferença cultural, né? E isso é tão sensacional que me faz ter vontade de ser professora no mundo inteiro, mas confesso que não conseguiria me segurar no "Bravo", apenas!!

    Vc é ótima e seus filhos são demais! Orgulhem-se uns dos outros!!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  9. Ai que bacana!! Parabéns! Já pensou que daqui a pouco ele estará lendo pro irmãozinho? É muita fofura...

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.de/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!!

    Parabéns, minha querida amiga!!!

    Que Deus o ilumine para sempre ler as coisas boas da vida, saber não ler o que não precisa e ignorar a leitura desnecessária.

    Que leia sempre o lado bom da vida!!!!!!

    Beijos grandes, com muito orgulho!!

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaaahhhhh! Que lindo!!!!! Parabéns para o Bao!!!! é uma fase linda mesmo!! Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  12. EEEE!
    Viva o Gabriel!!
    Tenho pra mim que é a segunda maior conquista depois de saber andar!

    Eu lembro a primeira vez em que li algo. Meu irmão, 2 anos a mais que eu, estava sendo alfabetizado e pegou pra ler um livro chamado "O aniversário do Pato".
    Eu deitei do lado dele e ele me mostrou a palavra "não".
    Depois eu ficava encontrando os "não" nas páginas e assim fui pegando o jeito com outras palavrinhas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Enchi os olhos de lágrimas....é apaixonante essa fase.

    O meu despertou só agora, aos 3 anos e 8 meses, para os livros. Sempre os teve por perto, sempre tentava ler para ele, mas nunca estava muito a fim. Hoje, ele só vive com um e está sempre trazendo mais da biblioteca da escola.

    Um viva para o seu "farejador de letras"!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Obrigada meninas, nossa, quanta gente ficou feliz com esta conquista!! Obrigada a cada uma de vocês!!! E eu, continuo babando... beijos, Ju

    ResponderExcluir
  15. Fiquei até com lágrimas nos olhos... Me lembro como se fosse hoje desta conquista do meu menino. O mais novo, ainda não lê, mas agora escreve seu nome sozinho e eu babo do mesmo jeito...rs. Outro dia, fui assistir a natação e o molequinho estava nadando sem bóia no fundo! Chorei um balde... Parece tanta bobeira, afinal todos lerão e e todas nadarão um dia, não é mesmo? Mas, para nós mães, que sabemos o esforço deles para estas pequenas conquistas, é lindo demais ;)

    ResponderExcluir
  16. Juuuuuu,

    Viajei no método Fônico, rsrrsrrsrs. Amiga, vai chegar um dia, em que o Gabriel vai precisar estudar alemão e vai pedir pro irmão (em frances) corrigir as palavras que ele ler... neste dia voce vai "pirar" de alegria!!!!
    Mais bonito do que ler as primeiras palavras, é a vontade de aprender.
    Parabens pelo interesse e esforço do Gabriel e pelo belo exemplo que ele é pro irmão.
    Bjs. Monica

    ResponderExcluir
  17. Li esse post há alguns dias mas só agora deu tempo de comentar, por favor diga ao Gabriel: PARABÉNS POR ESSA IMPORTANTE CONQUISTA GRABRIEL, VOCÊ É UM RAPAZINHO MUITO INTELIGENTE E SE CONTINUAR ASSIM VAI LONGE!! BEIJOS DA PATI E DO BRUNÃO :D

    Bjos D.Pandora, e parabéns à vc tbém!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!

Postagens mais visitadas deste blog

Filho é filho! Já dizia a sábia raposa...

Não foi à toa que voltei a escrever e antes de voltar no tempo e tentar resgatar as memórias destes quase quatro anos de pausa, vou compartilhando as novidades “fresquinhas”.  Dias atrás, “Tom”, 10a, chegou em casa com um livro da escola. Aliás, coisa que adoro por estas bandas dos alpes gelados é que a leitura diária é levada muito a sério. E eles tem que ler em voz alta para alguém, que neste caso, sou euzinha. Cada um na sua vez, diariamente e eu virei uma “ouvidora” de histórias. Então, “taveu” fazendo catando algum chinelo, lápis, coco da cachorra algo que não me lembro bem agora e lá vem Tom, pra fazer a leitura deste livro:    O livro era daqueles antigões, com a capa dura e um cheirinho peculiar de naftalina (Oi?). Mas era da biblioteca da escola e estava bem conservado e encapadinho. Ainda perguntei a ele: “ Quem escolheu este livro filho? ” e ele… “ eu mãe, achei a capa bonitinha” .  O livro não tinha propriamente uma capa com apelo interessante para a le

Série co-autores, conte sua história no blog! Hoje, a conquista do parto natural e quem nos conta é a Karime.

Hoje a série co-autores do Contos , renasce, literalmente.  Além de trazer um lindo relato de parto, dia 20 de janeiro de 2013 , é o dia em que a personagem principal desta história real, a Lara, completa 1 aninho.   P a r a b é n s L a r a !!  Voilà, o conto: Bom dia Mamães! Hoje, dia 20, minha filhota completa 1 ano :) E para comemorar e começar o dia com toda boa energia e em alto astral compartilho com vocês como foi o parto dela... FOI ASSIM:  Pessoas queridas do meu coração, estou aqui, menos de dois anos depois do relato do nascimento do Luca para escrever sobre o parto da Lara! Uma experiência tão marcante e intensa que é preciso respirar fundo várias vezes para tentar traduzir tamanha emoção em palavras... Como sabem, sonhava vivenciar o parto natural e por se tratar de uma tentativa depois de uma recente cesariana tudo já era naturalmente diferente... opiniões daqui, estatísticas dali, pesquisas de lá, ‘achismos’ acolá ... e o meu desejo acima de tudo! Sorte, mu

Aniversário Solidário

"Você é a mudança que deseja ver no mundo"  Mahatma Gandhi  EMPATIA Segundo a definição que encontramos aqui ,   Empatia   significa a   capacidade psicológica  para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em   tentar compreender sentimentos e emoções , procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.  A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais. Assim surgiu a ideia de este ano, pela segunda vez nestes meus ... vinte e poucos quarenta e dois  anos, reunir várias amigas (mais de quarenta) que também moram aqui na Suíça para uma confraternização do meu aniversário (3 /3 anota ai), no Dia Internacional da Mulhe