sábado, 31 de março de 2012

Notícias bombásticas!!! Nosso filho está lendo!!!

Sabe aquela fase linda que de repente as crianças despertam o interesse pela leitura? Ahhhhh, eu como professora sempre babei nos alunos, mas agora como mãe....ahhhh, gente mais linda, nunca pensei que seria um prazer "felomenal"!!!

Mas tenho que dizer, o mérito é todo dele e da escola. A mãe aqui, nos bastidores, só incentivou, mas deixei por conta deles. Assim o fiz, primeiro por ser uma alfabetização em francês e pelo Método Fônico, o que dificulta ainda mais as minhas intervenções e segundo, pra não criar nenhuma pressão e respeitar o ritmo dele...

Tudo aconteceu por causa da então, apaixonante amiguinha Sianna. Ela, já com seis anos e meio, já faz suas tentativas de leitura e Gabriel um dia, chegou em casa encantado com tamanha sabedoria da amiga:

_Mamãe, hoje a Sianna leu, sabia? Ela leu muito bem e a professora falou "Bravo" pra ela. Eu quero muito aprender a ler, você me ajuda? Disse Tom, meu lindo.

_Filho, que legal!! Você também vai ler como ela, é só esperar um pouquinho e prestar bastante atenção na professora. Ela é quem vai te ensinar a ler em francês, mas a mamãe pode ajudar em casa, o que acha? Disse eu, a mamãe babona.

Continuei contando histórias em casa (eles amam!!!), mas comecei também a introduzir atividades e jogos de associação, letras, e muitos, muitos papeis e lápis em um acesso fácil, para que eles possam expressar suas ideias através dos desenhos. Fora que aqui em casa a gente curte muito um livro e eles têm este exemplo diariamente.

Ah!! Comecei a colocar na mesa do café da manhã, as embalagens daquilo que geralmente comemos e bebemos. Tudo o que dá acesso a leitura, nesta fase, é importante estar ao alcance da criança. E imagina qual o lugar da casa onde temos muito rótulo? Aqui, além da cozinha, é o banheiro. Tom está parecendo um farejador de letras, ele as busca o tempo todo e foi assim que descobri que ele estava realmente lendo... no rótulo do soro fisiológico.

Ele, escovando os dentes, avista o rótulo escrito: "SOLUÇÃO FISIOLOGICA", escrito em português, pois este veio do Brasil. De repente ele começa assim:

_ S sssss O ooooo SO, L lllll U uuuu SOLU (o Lu com som quase  lhu, devido ao francês) e hammm, este aqui eu não consigo... (ele não conseguiu ler o Ção).

Ahhhh e de repente ele começou a ler todas as sílabas simples, fazendo biquinho e tudo mais!!!

E eu, o pai, o irmão e toda a torcida do Flamengo amamos muito esta conquista do nosso guerreiro , que com cinco anos e dez meses começou a ler, na Suíça e em francês.

Guarde esta data filhão: Março de 2012, você descobriu o mundo encantado da leitura, do saber!!!
Parabéns, por mais esta conquista que nos enche de orgulho!!! Bravo!!!!

Bisous, da Pandora que já sabe ler as palavras e agora, aprende a ler o livro da Maternidade, que é o Best Seller mais encantador de todos os tempos!!!


17 comentários:

  1. Que delícia Ju! Me emocionei no decorrer da história... Parabéns ao Gabriel e pra você também.
    Beijos
    Gisele

    ResponderExcluir
  2. oi "Pandora"!!!
    adorei sua visita lá no blog viu... e volta lá que já fiz um post sobre livrinhos alemães... dê muitos palpites, vou adorar...
    Agora menina imagino que vou ficar "boba" igual a você quando ver a Valentina lendo... esses dias ela escreveu a letra "V" e falou que era de Valentina, quase infartei!!! rsrsr
    Parabéns pelo filhote, uma graça...
    beijão

    ResponderExcluir
  3. Uaú, lendo seu texto a gente tem a impressão que vc está no céu das mães!!! rsrs É humanamente impossível não ficar feliz com você!!! Parabéns!!!

    Ah, minha mãe não lembra a primeira palavra que falei, mas lembra a primeira palavra que li, pelo visto vcs estão no mesmo time, o das mães que valorizam totalmente a leitura!!! Isso é lindo \o/

    ResponderExcluir
  4. Ju,
    Que felicidade sem tamanho.... Imagino a maravilha que é ver o filho escrevendo, lendo! Uma sensação muito diferente, né? Uma coisa é ser professora e acompanhar as conquistas dos alunos. Outra é você ver seu filho... Outro dia também fiquei feliz da vida com o Felipe escrevendo o próprio nome.
    Um marco para eles e para nós também...
    Um grande beijo.

    ResponderExcluir
  5. Que demais hein Ju?
    Esses meninos ainda vão te surpreender muito. Seguuuuura coração!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que demais, Juliana! É mesmo muito emocionante ver uma criança desvendando as letras e descobrindo todo um mundo novo, me lembro bem quando minha sobrinha aprendeu a ler. Acho que é uma emoção igual a vê-los andar pela primeira vez... não vejo a hora de ver a minha pequena descobrindo as letras! Beijão e parabéns para o Gabriel!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pro Gabriel!!
    Lembro quando comecei a ler,
    é uma felicidade muito grande!
    Parabéns e parabéns de novo pro Gabriel!!! Ele merece!!
    Bjos!!!!

    ResponderExcluir
  8. Coisa linda, meu Deus!!! Eu sou professora (não estou, mas sou!) e sempre fico pensando em como reagirei quando tiver meus filhos e eles forem para a escola...

    Mas sabe o que eu mais amei neste post? O Gabriel te contando da coleguinha da escola e dizendo: "Ela leu muito bem e a professora falou 'Bravo' pra ela."
    Eu me vi em sala de aula e dizendo aos meus alunos: "Muuuuuuito bem, parabéns, querido! Vc foi ótimo!"
    Dá pra ver bem a diferença cultural, né? E isso é tão sensacional que me faz ter vontade de ser professora no mundo inteiro, mas confesso que não conseguiria me segurar no "Bravo", apenas!!

    Vc é ótima e seus filhos são demais! Orgulhem-se uns dos outros!!

    Beijoo

    ResponderExcluir
  9. Ai que bacana!! Parabéns! Já pensou que daqui a pouco ele estará lendo pro irmãozinho? É muita fofura...

    Beijo,
    Karen
    http://multiplicado-por-dois.blogspot.de/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns!!! Parabéns!!! Parabéns!!!

    Parabéns, minha querida amiga!!!

    Que Deus o ilumine para sempre ler as coisas boas da vida, saber não ler o que não precisa e ignorar a leitura desnecessária.

    Que leia sempre o lado bom da vida!!!!!!

    Beijos grandes, com muito orgulho!!

    ResponderExcluir
  11. Aaaaaaahhhhh! Que lindo!!!!! Parabéns para o Bao!!!! é uma fase linda mesmo!! Parabéns mesmo!!!

    ResponderExcluir
  12. EEEE!
    Viva o Gabriel!!
    Tenho pra mim que é a segunda maior conquista depois de saber andar!

    Eu lembro a primeira vez em que li algo. Meu irmão, 2 anos a mais que eu, estava sendo alfabetizado e pegou pra ler um livro chamado "O aniversário do Pato".
    Eu deitei do lado dele e ele me mostrou a palavra "não".
    Depois eu ficava encontrando os "não" nas páginas e assim fui pegando o jeito com outras palavrinhas :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Enchi os olhos de lágrimas....é apaixonante essa fase.

    O meu despertou só agora, aos 3 anos e 8 meses, para os livros. Sempre os teve por perto, sempre tentava ler para ele, mas nunca estava muito a fim. Hoje, ele só vive com um e está sempre trazendo mais da biblioteca da escola.

    Um viva para o seu "farejador de letras"!

    Beijo

    ResponderExcluir
  14. Obrigada meninas, nossa, quanta gente ficou feliz com esta conquista!! Obrigada a cada uma de vocês!!! E eu, continuo babando... beijos, Ju

    ResponderExcluir
  15. Fiquei até com lágrimas nos olhos... Me lembro como se fosse hoje desta conquista do meu menino. O mais novo, ainda não lê, mas agora escreve seu nome sozinho e eu babo do mesmo jeito...rs. Outro dia, fui assistir a natação e o molequinho estava nadando sem bóia no fundo! Chorei um balde... Parece tanta bobeira, afinal todos lerão e e todas nadarão um dia, não é mesmo? Mas, para nós mães, que sabemos o esforço deles para estas pequenas conquistas, é lindo demais ;)

    ResponderExcluir
  16. Juuuuuu,

    Viajei no método Fônico, rsrrsrrsrs. Amiga, vai chegar um dia, em que o Gabriel vai precisar estudar alemão e vai pedir pro irmão (em frances) corrigir as palavras que ele ler... neste dia voce vai "pirar" de alegria!!!!
    Mais bonito do que ler as primeiras palavras, é a vontade de aprender.
    Parabens pelo interesse e esforço do Gabriel e pelo belo exemplo que ele é pro irmão.
    Bjs. Monica

    ResponderExcluir
  17. Li esse post há alguns dias mas só agora deu tempo de comentar, por favor diga ao Gabriel: PARABÉNS POR ESSA IMPORTANTE CONQUISTA GRABRIEL, VOCÊ É UM RAPAZINHO MUITO INTELIGENTE E SE CONTINUAR ASSIM VAI LONGE!! BEIJOS DA PATI E DO BRUNÃO :D

    Bjos D.Pandora, e parabéns à vc tbém!!

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!