É verdade, a Suíça é um país caro
Em fevereiro deste ano, completamos um ano aqui, no Cantão de Vaud, parte da Suíça onde a língua é o francês, pois a Suíça possui quatro idiomas oficiais: O alemão, o francês, o italiano e o romanche. Imaginem um país pequeno, onde existem quatro línguas diferentes?!
E pra quem acompanha
Então, após um árduo ano, com direito até a ter "nó nas tripas", enfim, estamos em lua de mel com o país. Os suíços mais próximos agora nos chamam para conversar, pra jantar, pra tomar um chá... A escola deu uma trégua e eu e as crianças temos falado mais francês que antes e isto ajuda horrores na inserção na cultura.
Daí, que semana passada, deixei Tom na escola e expliquei que impreterivelmente naquela tarde, Jobim não iria à Gym du Soir (ginástica após a aula) e que ele (Tom), iria sozinho para lá. Calma!!! O ginásio fica em um prédio bem na frente da escola, lá no topo da montanha encantada, local tranquilo, pacato...
E assim, fomos, eu e Jobim a uma festa de aniversário. Tempo vai e tempo vem, eis que chega o momento que tenho que voltar a apertar o "mode on" e correr, ou melhor, subir a montanha encantada para pegar Tom, que sairia às 17h15 da aula.
Sigam meu desespero, ao notar que:
- Eu deixei a festa às 17hs!!! Sério, eu confesso, eu fiz isso!!! LOUCA!!!
- Minha cabeça martelava: Tom sai às 17h15; Sai Super Ego maldito, eu já estou indo...
- E antes do desespero, eu e Jobim, estávamos na festa comendo muito brigadeiro e bolinho de queijo (jura que tem alguém aqui na Suíça que faz coxinha de frango, bolo, bolinho de queijo...);
- Olhei no relógio e eram 17hs. A louca estava na beira do lago, véspera de feriado, querendo subir o morro em 15 minutos?!?! Juro, eu tinha bebido só refrigerante.
- Começamos a saga dentro do carro: Eu, Eu mesma, Freud e Jobim.
- Primeiro, na minha cabeça só vinha a imagem dele me esperando sozinho, do lado de fora da escola. E toda vez que eu olhava no relógio percebia que seria impossível chegar a tempo e então, pensava, ok, sem pânico. Afinal, para que servem os amigos? Sou serena, "feiticeira" e vou chegar lá!! Ops, sinal de ideia na cabeça!!! Liguei para Sophie, mãe inglesa de um amiguinho que também faz Gym du Soir e ela poderia falar pra ele que eu me atrasaria...
- Primeira tentativa frustrada: Justamente naquele dia, ela não estava lá. Ok! O pânico já estava incontrolável e eu quase peguei
o trânsito de Marginal Tietêo trânsito da Auto-route.... uffa, consegui desviar. - Olho no relógio: 17h21. Meu Deus!!! Ele já deveria estar lá fora e o Super Ego já não falava mais, ele gritava e eu, só pensava no meu filho sozinho na porta da escola... Freud maldito!!(com todo o respeito).
- Perigo a vista: Eu dirigia, olhava no relógio, no celular e ainda discutia psicologia com Freud, que naquele momento estava no banco do passageiro me medindo de cima a baixo. Peguei a agenda do celular e vejo um nome lindo e doce: Marion. Isso!!! A filha dela está lá também e eu poderia pedir a ela para avisar Gabriel que eu atrasaria.... PAUSA!! PÁRA TUDO GENTE!! Mãe desesperada fica cega, surda e muda. A cena do filho na porta da escola sozinho me despirocou e eu esqueci de um detalhe chulo e essencial: Eu ainda (vamos grifar para enfatizar isso) não falo francês pelos cotovelos e páh!!! A linda Marion atendeu:
A conversa foi mais ou menos assim: (em francês, hã)
_Oi Marion, aqui é a mãe do Gabriel.
_Oi, tudo bem?
_Marion, você está na Gym du Soir? (diz que sim, diz que sim)
_Não, hoje eu não fui, pois a mãe de ... foi e vai trazer a ... pra mim. E você, está?
_ Não, eu não estou. E...( E foi aqui que a conversa degringolou, pois eu fiquei mais nervosa ainda... Eu olhava o trânsito, pensava no filho sozinho na porta da escola, e ainda por cima tinha que lembrar do fundo da alma como diria a palavra "atrasada" em francês. Cadê gente, quem disse que vinha a tal?! Tentei falar o contrário, tipo, eu não vou chegar, mas daí a coisa ficava pior. A mulher destampou a deduzir um monte de coisa e eu só queria desligar o telefone e ligar pra outra pessoa. CAOS, coitada... deve ter pensado: "esta mulher é meio estranha"...)
Bom!! Consegui fazer um caminho pelas montanhas e cheguei 30 minutos atrasada (em português e em francês). Quase morri de remorso, medo, culpa, mas, cheguei. E a surpresa foi poder contar com a ajuda de uma suíça, "Ói", tá vendo?? Uma suíça, S- U- Í- Ç- A!!!
Quando cheguei, mal estacionei o carro e já fui agradecendo e enchendo meu filho de beijo. E ela, uma fofa, ficou lá com ele até eu chegar.
E pra fechar a conversa de quintal, umas fotos do dia-a-dia na bela e surpreendente Suíça:
Ah!! As Fotos foram retiradas da web... ;-), mas a última é minha, da minha janela...
Que nervoso, Juuuu!!!
ResponderExcluirhahahahaaha eu me vi lá com vc e o Freud, xingando ele por esse super ego que as mães têm! E ele grita com a gente mesmo, eu te entendo!!!
Ainda bem que a suíça gracinha ficou com ele e vc não teve culpa para remoer depois, em casa, com Freud.
Beijos, querida, linda a sua Suíça, linda mesmo!!!
Ai Ju, q perrengue. Um dia eu me atrasei p/ buscar o Bruno na escolinha pq deu problema no alarme do carro, fui chorando :'( cheguei lá desesperada mas no fim deu td certo, só a paisagem não era tão linda qto a sua :D Bjos :*
ResponderExcluirPati http://www.filhodamaeedopaitbm.blogspot.com.br/
Fia, fiquei sem ar! Assim vc me mata! Imaginei Gabriel chorando na porta da gym, você riscando o carro enquanto estacionava, Freud tendo um ataque epilético... Céus! Guenta coração!
ResponderExcluirQue bom que tudo deu certo. E se eu pudesse fizer algo sobre sua foto com essa falta de ar que me deu, seria: "Fiu-fiu!" Que lugar lindo Ju!
beijo
Coisas de mãe!!!
ResponderExcluirAinda bem que você encontrou uma alma boa ai na Suíça. E no fim tudo deu certo! Mãe sofre antecipado!
Bjos!
Ju,
ResponderExcluirTambém fiquei com falta de ar... Que correria danada, hein!? Nessas horas dá um aperto no coração e ficamos pensando mil coisas.
Ainda bem que deu tudo certo. Que boa essa relação que tem construído com as pessoas. Realmente se expressar, falar o idioma faz a diferença.
Agora, que lugar maravilhoso é esse... Que paisagem, que vista bela. Um lugar para ser aproveitado mesmo! Amo essas montanhas.
Agora da próxima vez que vier para a Alemanha precisamos nos ver... Poxa vizinha...rs rs
Beijos
Ju,
ResponderExcluirestá super convidada para participar... É simples! Falarei com a Nivea e a Ingrid que coordenam isso. Você está no facebook. Me procura lá... Celi Cristina Oberding. Aí tudo fica mais fácil....Beijos
Menina, que situação, hein??
ResponderExcluirMas que bom que deu tudo certo. A linguagem universal da maternidade falou mais alto, né?
E o filhote, como reagiu com o atraso?
Beijo e ah, a Suíça!! Linda demais, né? E vem fazer compras aqui no norte da Alemanha que você vai gostar rsrsrsrsrs
Ju,
ResponderExcluire Freud sentado no carro te analisando, que deselegante! (já diria sandra annemberg http://youtu.be/cIR42zGmhSc?t=37s)
Obrigada meninas e De. eu ainda não conhecia " Que deselegante" rsrsrs. Beijão, Ju
ResponderExcluirJu, lendo posts mais antigos e morrendo de rir com esse daqui... Me identifiquei tanto.
ResponderExcluirMenina, já passei tanto perrengue aí na Suíça por causa de horário. Imagina explicar para brasileiro que o trem das 11:15 não é o mesmo do das 11:16?
E imagina explicar pra suíço que é normal, quando se marca um compromisso às 3h, que as pessoas cheguem com, no mínimo, 15 minutos de atraso (quando são pontuais).
Ah, as diferenças culturais...
Beijos