domingo, 6 de maio de 2012

O aniversário suíço do meu filho brasileiro...

Ufffa, escrevo este post completamente feliz e totalmente relaxada após o aniversário de seis anos do "Tom". A comemoração foi ontem, dia cinco de maio, exatamente no dia em que ele nasceu.
E como temos acompanhado as festinhas dos amigos da escola, decidimos fazer um aniversário no estilo suíço, pois a maioria dos convidados eram daqui. Claro que as diferenças para um aniversário brasileiro, são enormes e vou contá-las tim-tim por tim-tim.
E tem diferença?
Muitas. Posso começar enumerando cada uma delas e "azamiga" que moram aqui devem podem colaborar acrescentando suas experiências nos comentários, ok? Conto com vocês!!
Voilà!
Como o papai estava viajando a amiga aqui precisou de uma mãozinha ou melhor, quatro mãozinhas, as dos filhos e eles ajudaram e curtiram cada etapa dos preparativos da festinha, foi uma delícia.
Ainda de pijama, eles me ajudaram com os balões.  E adoraram a farra, principalmente quandoos balões estouravam!! 
OS CONVIDADOS
Este item dá "pano pra manga" aqui na Suíça, pois nem todos são convidados para a festinha, que são no máximo, dez crianças. Já me senti muito mal na porta da escola vendo os coleguinhas com convites e perceber que meus filhos não haviam sido convidados. Ok, é algo bem comum por aqui e aprendemos aos poucos a nos acostumar com estas faltas de educação diferenças culturais. 
Então... resolvi tirar vantagem disto. Como moramos em um apartamento, convidar muitas crianças realmente seria uma crueldade com eles e conosco também. E pensando bem, convidar dez coleguinhas e poder brincar em casa com "tranquilidade" e uma boa curtição, pode ser bem legal. 

FEITO! 

Convidamos dez coleguinhas e com "Tom e Jobim", foram ao todo: Doze. 
Nota importante: Me senti a bruxa com verruga no nariz e cabelos vermelhos quando convidei apenas algumas crianças. Parecia que estava fazendo algo muito errado, foi realmente estranhíssimo fazer algo que é comum por aqui.... mas, algumas vezes é importante "dançar conforme a música" e aproveitar o lado bom que cada coisa pode ter.

A DINAMICA DA FESTA

Algo comum por aqui também é convidar as crianças e deixar claro que ela poderá ir fantasiada ou do jeito que ela quiser, para a festa. Eu particularmente achei isto o máximo! Criança tem que ser livre mesmo  e foi muito legal ver os colegas chegando cada um de um jeito mais legal que o outro.
Outro fator muito interessante são as atividades, o que confesso, me fez voltar a minha infância.
As atividades preparadas foram as seguintes:

  • Colocar o rabo no burro com vendas nos olhos. Eu, troquei o burro por um pássaro e eles tinham que colocar o bico e sabe por qual motivo? Eu não sabia desenhar um burro gigante, ehehehe. Então, antes de recorta-lo, o pássaro ficou assim:

O aniversariante pintando a gravata do pássaro.  

  • Gincana do ovo na colher;
  • Bricolagem: Deixamos um espaço para que as crianças pudessem recortar, pintar e colar adesivos em uma moldura de um porta-retrato. Depois, tiramos uma foto de toda a turma e na próxima semana Gabriel levará para a escola sua lembrança do dia e personalizada!! 

Cada criança personalizou seu porta-retrato para depois, colocar a foto tirada de todos, no dia da festinha.

  • Pudemos contar com a ajuda de São Pedro, que deu uma trégua na chuva por 30 minutos e lá fomos jogar um pouco de bola na grama e pular no "pula-pula";
  • Sim, o vídeo-game ajudou e muito quando a chuva começou;
  • Brinquedos à vontade no quarto;
  • E a tal da Pinata, que estoura e espalha um monte de brinquedinhos também foi um sucesso geral. 

O CARDÁPIO

O cardápio da festa foi muito fácil e barato. Fiz uma pesquisa com vários suíços, como professoras, mães e amigas para saber o que as crianças suíças comem em um aniversário às quatro horas da tarde e as respostas foram unânimes:

  • Pão com manteiga (ou queijo);
  • Chips;
  • Pipoca;
  • Bolo de chocolate;
  • Sorvete;
  • Frutas;
  • Balas;
  • Chá gelado e água.
Choquei, né? Mas adorei!!

Claro que como brasileira nata não poderia ficar somente com estas opções... acrescentei então,  mini cachorro-quente, brigadeiro de colher, beijinhos, salgadinhos tipo isopor e além das bebidas acima, suco de laranja. 
Pasmem! O cachorro quente nem foi tocado (e olha que eu tentei, heim?), o pão com manteiga foi quase  todo e chips, salgadinhos e pipoca, não sobraram. E o brigadeiro de colher??? Nada minha gente, e quem provou, não gostou.

Atacaram todos os morangos da mesa e o suco de laranja também ficou. Eles gostam mesmo é de água e chá gelado com aroma de pêssego, tá?





E o bolo? 

Bolo do aniversário de 6 anos de "Tom"

Ahhhh, o bolo foi um prazer a parte!
Eu vi este bolo no blog da Nivea e me encantei logo de cara. Achei lindo, elegante e acima de tudo com cara de criança. 
Fazer então foi um barato, pois pude contar com a ajuda dos meninos e eles pareciam que estavam montando um brinquedo com Lego. RECOMENDO!!!!
Vamos ao Making of do bolo? 

A massa foi uma receita simples de bolo de chocolate e o recheio foi "baba de moça", que eu adoro! A receita do recheio eu tirei daqui e acrescentei morangos, para refrescar um pouco. 

Duas camadas de massa e recheio "baba de moça" com morangos.

A cobertura foi simples:
- 4 colheres de água;
-2 colheres de açúcar;
-1 xícara de chocolate em pó;
-1 colher de margarina.

O acabamento do bolo foi um acontecimento e a carinha das crianças quando olharam para ele, foi outro. Você precisará de: 
Um pacote de Smarties e barrinhas de KitKat,

Eu decidi cobrir apenas no topo, para não ficar muito doce, já que as crianças daqui não são acostumadas com estas guloseimas e para grudar as barrinhas de KitKats foi super simples, colei com o próprio recheio. 



Para minha surpresa, as crianças comeram e algumas repetiram e os pais, na saída dos filhos também não resistiram e aceitaram um pedacinho. Conclusão: APROVADO!! 

A arte final ficou assim:





Sobrou só um pedacinho.... Bom sinal, né? 
O saldo no final do dia foi compensador:

Aniversário gostoso, preparado com a ajuda do aniversariante, alegre, barato e muito, muito interessante. 
Adoramos a experiência!! 
E devo confessar que contratei uma ajudante para me auxiliar no pós-festa. Imaginei que o sofá e as paredes ficariam repletas de brigadeiro e molho de tomate, que o chão viraria uma paçoca com as batatinhas e as pipocas esmagadas, mas inacreditavelmente as paredes e o sofá (que é branco e de Te.Ci.Do) estavam limpos e o chão, nada demais. Acredita amiga? "Educação. A gente vê por aqui"...

Bisous... daquela que ficou com água na boca e correu para comer o último pedacinho do bolo... ehehehe. Ela não é de ferro.

24 comentários:

  1. Super diferente mesmo os aniversários ai... Mas vamos combinar que é bem mais pratico!!
    E esse bolo que ideia maravilhosa, amei!!
    Deu até vontade de fazer um...
    Quem sabe no aniversario da minha boneca!!
    Ficou bem bacana, organizado, e bonito e de bom gosto!!
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, aqui em casa no aniversario dos meninos, as crianças perguntavam onde podiam lavar as mãos e onde podiam jogar o lixo... educadissímos. E os presentes? São um evento a parte. O Gabriel teve que abrir e agradecer um por um na hora da festa? Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Monica, realmente fiquei encantada com a educação das crianças. Enquanto rolava a festinha, minha mãe e minha irmã participavam pelo Skype e ficaram impressionadas com a tranquilidade das crianças.
    A hora de abrir os presentes foi bem intensa, percebi que eles amam esta parte e ele teve que agradecer um a um.
    Muito bom, né amiga? Um beijão, Ju

    ResponderExcluir
  4. Gente eu tenho um lado suíça e não sabia rsrsrs... Adoro chá gelado sabor pêssego, é melhor que refrigerante e suco de laranja artificial e não gosto de cachorro quente, prefiro o bom e velho pãozinho... Agora gente que crianças são essas que não comem brigadeiro \o/ Enfim, diferenças culturais a parte que bom que a festa foi boa!!!

    ResponderExcluir
  5. O bolo ficou lindo e fiquei com água na boca. bjs e felicidades.
    Mônica Araújo

    ResponderExcluir
  6. Juuuuu....
    ADOREI seu bolo, sua festinha Suíca!!!
    Parabéns ao Gabriel!!! que Deus abençoes sempre...
    E parece ser bem mais simples e mais em conta$$$ que no Brasil...
    E filha ficaria igual a você em relação aos convites... é estranho!
    E também ficaria triste em ver a Valentina sem um... ave cultura nova né...
    beijocasss

    ResponderExcluir
  7. Juliana, adoreeeei!
    Adorei o cardápio enxuto e as adaptaçõea brasileiras!
    Ano passado a festinha da Bia teve 6 crianças e ela se divertiu como nunca!
    Aí vcs compram a pinata pronta? ano passado me aventurei a fazer, mas ficou tão feia q não coloquei!
    Vpou tentar de novo esse ano!

    Achei bem curioso eles rejeitarem as coisas mais doces! Isso prova que paladar é questão de hábito!
    Adorei tudo!
    Parabéns pro filhote!

    ResponderExcluir
  8. Ah, esqueci de falar, vou tentar copiar esse seu bolo! Já tinha visto, mas n]ao imaginei que era tranquilo executar! quem sabe consigo! rs
    beijocas

    ResponderExcluir
  9. Que legal que você fez o bolo da Nivea, Ju! Acho que vou me animar também para o aniversári oda Sophia, mas é só em novembro :-)
    E ficou tudo muito, muito legal, adorei!!
    Os aniversários na Alemanha sao parecidos com os daí. Também sao poucos convidados (aliás, isso é bem interessante por aqui. O número de convidados depende da idade do aniversariante, acredita? SE ele faz 5 anos, sao 5 convidados, se faz 6, seis convidados e assim por diante) e ninguém (fora eu, rá!) fica magoado ou chateado. É normal e pronto.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Karen, que interessante!!! Eu não sabia disso, que coisa!! E ah, eu também fico chateada, rsrsrs.
    Beijão, Ju

    ResponderExcluir
  11. adorei principalmente o bolo ficou super mega lindo parabéns^^

    ResponderExcluir
  12. Que barato a festa do seu filho, adorei.Quanto ao fato de ter somente crianças e em pouca quantidade, eu gostaria muito que aqui fosse assim, não só pelo lado financeiro, mas pq festa de criança tem que ter criança.Aqui festa de criança 70%dos convidados são adultos, tiro isso pela lista de convidados da minha filha, são 150 convidados e só tem 57 crianças.

    ResponderExcluir
  13. Como assim eles não gostaram do brigadeiro de colher? E do cachorro quente? Eles também não gostaram???
    To bege! rs...
    Adorei o bolo, vou copiar aqui!!!!!
    Beijos, no Gabriel em especial!

    ResponderExcluir
  14. Nossa Juliana, parabéns para o Gabriel e para a mamãe que organizou essa festa delicia! Adorei a lembrancinha personalizada e o bolo: otimas idéias!!!
    E identifiquei muitos pontos em comum com o aniversario de criança francês! Uma diferença: aqui se convida até cinco crianças apenas!

    Parabéns de novo!!!

    bjus!!

    ResponderExcluir
  15. Ju, que delìcia! Linda a mesa. Tb fiquei surpresa c o brigadeiro. Deu água na boca o bolo. Bjs.
    Andresa.

    ResponderExcluir
  16. Ju,
    Que maravilha que deu tudo certo. É uma correria danada, mas é tão gratificante vermos a alegria do nosso filho. Não é mesmo?
    Ficou ótimo e o bolo deu água na boca.
    Agora, sabe que morando na Alemanha não sabia do número de convidados de acordo com a idade. Sério? Tenho tanto que aprender...rs
    Beijos para vc e especiais para o Gabriel

    ResponderExcluir
  17. Ai que delícia, amiguinha!

    Adorei, adorei, adorei!

    Detalhe que eu tbm vi o bolo da Nívea e, obvEo, vou fazer um dia!!!! CLARO!

    Saber as diferenças de cultura é o que mais me agrada nesse quesito todo de blogs internacionais. Obrigada por abrir detalhes da festinha do teu filho, que merece muito, muito,muito!

    Beijos grandes!

    ResponderExcluir
  18. Oieee, vim aqui retribuir a visita!

    AMEI a festinha, em Julho o filhote completa 2 anos e to pensando em algo assim também, simples e bom pra todo mundo, o bolo eu tb vou copiar a ideia da Nivea, adorei.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  19. Juliana, ficou tudo lindo, parabéns! O bolo é uma delícia de fazer, fácil e fica lindo, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Me diverti horrores com essa descrição detalhada da festinha. E esses costumes??? "choquei, né? mas adorei."

    hahaha

    Adoro festa assim: pensada pra criança. Eles devem ter curtido muito.

    Beijo

    ResponderExcluir
  21. Fiquei aqui pensando: "O que faltou no meu DNA prá nascer assim, sem talento algum prá fazer bolo?" Eu acho que a mãe natureza é sábia, pq se eu tivesse esse dom, teria que mudar de profissão.

    Ficou lindo. De muito bom gostoso. Muito caprichado e cheio de carinho.

    Parabéns Jujuba! Bj

    ResponderExcluir
  22. Gente! Esse bolo fikou um charme. ADOREI e acho que vou ate [re]copiar.
    A festinha tb fikou ótima! Beijinhos e parabéns para o seu filhote.

    ResponderExcluir
  23. Ju, que delícia de festa!
    Se tem uma coisa que eu admiro nos suíços é a objetividade. Para o lado positivo ou negativo, eles são sem firulas, né?

    Beijos e parabéns para o Gabriel e para você!

    Beijos

    Pri

    ResponderExcluir
  24. Aaaahhh! Manda os brigadeiros pra cá!!!

    ps. se tudo der certo sexta-feira tenho novidades!

    Beijos

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!