sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Tá frio? Hummm, tive uma ideia!!


Morar na Suíça e ter a oportunidade de conhecer a região de Gruyères não é nada chato... (cóf, cóf)
O lugar é lindo, inspirador, e ainda possui o legítimo Fondue de Queijo!
Então, como o início da primavera está frio aí no Brasil, que tal uma receita original (retirada daqui) de um fondue para fechar a temporada do frio com chave de ouro?







Fondue au Fromage (Fondue de Queijo) para 4 pessoas


  • 400 g de queijo Gruyère 
  • 400 g queijo Vacherin ( mas talvez você não o encontre, então, use o emmental mesmo e boa!)
  • 1 dente de alho
  • 300 ml de vinho branco
  • 15 g de amido
  • 2 col. (sopa) de Kirsch (aguardente de cereja), pimenta do reino a gosto


Esfregar a panela de fondue com o dente de alho, em seguida, deixar (picado ou inteiro, de acordo com o gosto) para o fundo. Misture Gruyère, o amido de milho e o vinho branco e deixe derreter, mexendo sempre. Reduza o fogo, adicione o outro tipo de queijo e continue mexendo até que fique cremoso. Adicione o kirsch e a pimenta. Mantenha o fondue no fogo para manter a temperatura correta.

Ok!! 
Isso todos já sabiam, mas agora quero compartilhar com vocês como degustei o fondue de queijo com os locais daqui, suíços que nasceram e vivem até hoje neste país repleto de coisas boas eoutrasnemtanto#prontofalei .

Voilà,


  • O fondue na Suíça nunca ou raramente será degustado com vinho tinto ou rosé. A regra é clara!! Vinho branco sempre! 
  • Em rodas de amigos mais íntimos e/ou ambientes não formais, quem perde um pedaço de pão ou qualquer acompanhamento na panela, pagará uma prenda. Estas variam com o lugar e a necessidade, então, se estivermos em um chalé nas montanhas você poderá pagar a prenda de sair na neve sem agasalho e se jogar, literalmente, ou poderá ficar para depois da farra e arrumar toda a bagunça. Fato verídico e tudo levado na brincadeira, claro!!
  • Uma panela que contém um queijo que está quase acabando e a fome, principalmente se o público for mais jovem, poderá receber um convidado inusitado: Um ovo ou mais que um. Isso mesmo, eles quebram o ovo, fazem um "mexidão básico" e raspam a panela. Nunca experimentei, mas deve ser bom. 
  • Os acompanhamentos podem ser: Pão (de preferência o italiano, ou mais durinho), picles variados e batatinhas redondinhas com casca).
  • E como é um prato forte e calórico, a sobremesa mais valorizada por aqui são as frutas silvestres com merengue (conhecido também como suspiro) e um creme a base de creme de leite e açúcar. Hummmm,  ficou com água na boca?

Aproveite o frio da primavera e organize um fondue com a família!! Eu, esta semana já degustei o meu.

Bisous, Pandora na Cozinha.

P.S. Fotos e tudo mais sobre esta região lindíssima, aqui. 


3 comentários:

  1. Adorei a dica... ainda mais que agora vem o frio aqui né...
    beijossssss

    ResponderExcluir
  2. Que maldade, Ju!!! Eu sou fanática por merengue! principalmente de morango... adoro!!!
    Fondue eu tbm gosto, mas não tenho o hábito. É sempre um extra, mas é bom, né?!
    Ainda mais no friozinho!!!
    Beijos
    minhamaternidade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Quanto tempo que não passo por aqui!! Já te falei que eu amo o seu blog!? :) Vou ler aqui tudinho que perdi durante esses meses todos que não entrei aqui.
    Tive que comentar nesse post porque eu simplesmente A-M-O Fondue! Se podesse eu comeria todo fim de semana com um vinhozinho do lado! Que agua na boca vc me deixou, hein Ju! Sorte sua que mora na Suíca com mil e um queijos maravilhosos! Saudades! Um beijo grande, Geórgia

    ResponderExcluir

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!