sexta-feira, 10 de março de 2017

Aniversário Solidário

"Você é a mudança que deseja ver no mundo" Mahatma Gandhi 

EMPATIA

Segundo a definição que encontramos aqui,
 
Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo. A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo - amor e interesse pelo próximo - e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

Assim surgiu a ideia de este ano, pela segunda vez nestes meus ... vinte e poucos quarenta e dois anos, reunir várias amigas (mais de quarenta) que também moram aqui na Suíça para uma confraternização do meu aniversário (3 /3 anota ai), no Dia Internacional da Mulher. A ideia era celebrar o aniversário, porém, sem presentes comerciais. O objetivo era doar talentos, serviços, valores ($) a quem precisa. 


Tudo começou assim:  

Todos os anos é mesma ladainha, digo que não vou fazer nada no aniversário e Pá!! Mudo de ideia rapidinho e começo a programar cada detalhe para celebrar a vida.  

*** Pausa

Bom... pensando que ao ouvirmos as notícias sobre a economia do nosso país, ficamos muito tristes em ver nos noticiários, que o Brasil está vivendo segunda pior recessão de sua história. Claro que euzinha não consigo mudar nada, mas posso fazer uma pequena parte.

*** Fim da Pausa 

Foi pensando nisso e em como poder ajudar de alguma forma, resolvi pedir às amigas a gentileza de trocar a tradição dos presentes, por uma doação em dinheiro para uma instituição de caridade e sem fins lucrativos no Brasil; 

Eu, marido, Tom (10a) e Jobim(9a) optamos por repassarmos as futuras doações para um abrigo, onde atendem crianças em situação de abandono ou vítimas de maus tratos e para evitarmos constrangimentos  com os valores doados, preparamos esta caixa para que as doações fossem anônimas.


E como forma de agradecimento às doações, pensei em sortear alguns brindes, mas precisaria correr atrás dos mesmos. Foi necessário então, encontrar outras pessoas com a mesma "vibe", as mesmas ideias altruístas para de alguma forma doarem seus talentos, uma parte de suas formações profissionais, seus produtos e claro, as encontrei!! Desta forma, poderíamos retribuir as doações e ao mesmo tempo, promover os serviços e produtos durante a festa;


Mas também encontrei quem não topou. Faz parte, o importante foi ver o resultado desta celebração que acreditem, foi pra lá de especial. O número de pessoas que querem ajudar foi e sempre será muito maior que aquelas que não se envolvem.


Conseguimos angariar ótimos brindes para os sorteios durante a festa:
  • 1 mês de aula de Zumba gratuitas com a animadíssima professora Renata Hernandes. A aula dela parece uma festa! Ela colaborou doando as aulas para três convidadas;  
  • 1 entrada para o workshop Manual de Sobrevivência Criação de uma Expatriada* com a coach Geisa Mourão que acontecerá em breve aqui no cantão de Vaud, na Suíça. Aliás, vale a pena conhecer o trabalho dela, que vem com um grande projeto para mulheres em Vaud!Em breve teremos mais detalhes, aguardem! Aproveite para dar uma passadinha lá no site dela clicando aqui;  

A querida Rosângela recebendo o voucher para o  worshop com a coach Geisa Mourão. 
  • Duas caixas dos saborosos e saudáveis Smart Cakes  que chegaram há pouco tempo na Suíça e já caíram no gosto dos suíços. E esta empreitada veio de onde?? Onde?? Do BRASIL!! Sim, passou pela aprovação de todos aqui em casa e são feitos somente com ingredientes saudáveis e nutritivos. Dê uma espiadinha aqui e veja se não vai te dar água na boca! 
  • Duas massagens (facial e corporal) com a fisioterapeuta Luciane Cerri. Eu quero!! Eu necessito!! Se por acaso quiser o contato, escreva nos comentários; 

  • Dois artesanatos lindos feitos especialmente pela artista plástica Isabel Arruda. A Isabel tem um canal  no You Tube com quase 20.000 seguidores!! Olhem o capricho que ela coloca em cada detalhe, clicando aqui. A Isabel também eternizou a imagem do meu filho em biscuit no aniversário de 10 anos dele o ano passado. Ficou demais!! Em breve falaremos mais sobre esta festa;

  • Um Naked Cake brigadeiro com Cenoura para a celebração da Páscoa, deliciosamente oferecido pela boleira de primeira Priscilla Tedeschi e sua linda Bollerie -Joie en Morceaux. Você também pode conhecer o trabalho dela pelo Instagran, clicando aqui

  • Dois kits de viagens para facilitar a vida das mamães, delicadamente preparados com muito carinho pela Fernanda, a mamãe da Giovanna, que também moram na Suíça, mas estão de mudança em breve. A Fê escreve no "Viagens de Mãe" e lá vocês encontrarão muitas dicas legais para quem viaja com os filhos 😉. 

  • Uma entrada para o workshop sobre Estilo Pessoal* com a consultora em moda Ludmila Oliveira; Chique né? 

  • Uma entrada para o workshop de culinária com o tema Massa Caseira*  com Letícia Campos e Adriana Medeiros. A Adriana faz queijo catupiry caseiro para vendas, caso queira o contato, escreva nos comentários; 

  • Uma sessão de fotos, com a fotografa Liliane Valadares. Nós fizemos um ensaio com ela e recomendamos muito! Quem quiser o contato dela, por favor, escreva nos comentários. 

  • Um Acessório de Decoração da Suki Home, para dar um toque elegante na mesa da ganhadora 😉
E muitos outros brindes que algumas amigas fizeram questão de levar para colaborar. 

E foi assim mesmo, no carão que muito me é típico, fui buscando outras pessoas altruístas e acreditem, elas estão por toda parte. O importante é saber que o NÃO, nós já tínhamos e o que importa é a quantidade de SIMs que foram chegando.

Conseguimos arrecadar bem mais do que eu esperava quando tive a ideia inicial e mesmo àquelas pessoas que não puderam ir ("cadiquê "a maioria tem filho e a gente sabe que maternidade também significa imprevistos ) quiseram fazer sua parte. 

E dá pra não acreditar em um bem maior pessoas? O ambiente na festa foi tomado por uma energia boa, de sentimentos do bem, por uma alegria que se sentia de longe. Sem romantismos, pura realidade, assim recebi nos retornos das amigas que lá estiveram e que a maioria ali, são a nossa família na Suíça há seis anos.  

E este "post " foi para dizer o quanto sou boazinha e samaritana #sqn

Não.

Acho que na vida o que se leva é uma mistura de ética, valores e empatia, assim, "tudojuntoemisturado". 

Percebo que ao longo da estrada tropeçamos em alguns pedregulhos, porém, só tropeçamos pois nossos olhos estão ocupados demais buscando as flores.  E tenho dito!

À todas as minhas amigas que estiveram presentes e as que não puderam, às que estavam longe, às nossas famílias no Brasil e todos aqueles que fizeram falta neste dia... 


MUITO OBRIGADA!!  

* Todas as palestras e workshops acima fazem parte de um projeto para brasileiras que moram na Suíça e foi idealizado pela fisioterapeuta Luciane Cerri.

P.S. Hoje na minha varanda, enquanto a gente conversa, tem som. Estou escrevendo este post ao som de Kaiser Chiefs, amo!! Aperte aqui pra ouvir: Coming Home 

8 comentários:

  1. Ju, foi uma linda iniciativa! Obrigada pela oportunidade de participar dessa corrente de energia boa!
    E tô amando o blog! Parabéns!!😘😘😘

    ResponderExcluir
  2. Ju, como é gostoso ler seu post!!! Delícia! Parabéns pela iniciativa, muito criativa e talentosa como sempre!Parabéns a todas que engajaram no projeto com você! Imagino a energia como deve ter sido Boa! Demais o vídeo!! Bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dedê, que bom que sentou na minha varanda e bateu num papo comigo! Volte sempre!

      Excluir
  3. Ju, todo o seu esforço e iniciativa resultaram nesta brilhantemente festa e nesta abençoada ação. Parabéns! Você é uma mulher inspiradora! Que o mundo seja melhor para todos.😘 PS: adorei a música!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Silvinha pelas palavras! Volte sempre aqui no meu cantinho!

      Excluir
  4. Juliana, que post mais legal, e que ideia mais linda! Apaixonei! Posso "pegar a ideia emprestada" pro meu proximo niver? ;)
    Abracos,
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro Dani, a ideia é essa mesmo!! Obrigada pela vista!! Volte sempre

      Excluir

Seja bem-vindo(a)! Sente aqui na varanda que eu vou passar o café!